sexta-feira, agosto 28, 2009

Smile Like You Meant It

É tempo de fingir.

Nada mais incômodo do que aquela pessoa que reclama o tempo todo, que se acha a coitadinha, que não tem amigos, é azarado, Oh vida! Oh azar! E quem nunca teve um dia desses?

Em um curto período de tempo percebi que eu era amiga dos meus amigos, sim. Amiga verdadeira. Mas, a minha presença era praticamente imposta a eles, e por serem maravilhosos (pessoas maravilhosas), eles me mantinham ali. Talvez por pena, comodismo, porém no fundo, nunca fizeram questão de que eu estivesse mesmo ali - tanto que depois que eu me retraí, ninguém apareceu para dizer "cadê você, senti a sua falta". Não.

E quando as únicas pessoas que você conversa e conta da sua vida são as pessoas que brotam ali na tela, que você nem sabe se tem tiques, mau hálito ou cheiro de cigarro?

E elas só estão ali porque querem mesmo. Afinal, é tão fácil dizer "já vou" e bloquear a pessoa para se fazer algo melhor.

Hoje em dia, é difícil ter amigos de verdade. Na nossa idade, cada qual já tem seu par, seu trabalho, suas ambições. Quem tem tempo livre para abraçar um amigo ou marcar apenas para jogar conversa fora?

É tempo de fingir.

Que é forte, que está tudo bem, que não se tem problemas, que a vida é bela e não essa merda onde você se afunda em uma rotina, quando se tem dinheiro suficiente para mudar de vida, mas não se tem companhia para desfrutá-la.

De que adianta, se você conquistou tudo o que queria, mas está sozinho nessa?

Sorria, você não tem do que reclamar! Tens saúde, um emprego bom, uma família, um cão...

Se no fundo, não tem ninguém, ninguém acredita... afinal, você é bonita, inteligente, boa de coração, escreve bem, é poliglota e sabe convencer.

Então sorria.

Sorria como se tivesse mesmo vontade de sorrir.
Sorria como se estivesse feliz de verdade.
Sorria, como se seu sorriso fosse verdadeiro.

Sorria.

How to fight loneliness

How to fight loneliness
Smile all the time
Shine your teeth to meaningless
And sharpen them with lies

And whatever is going down
Will you follow around
That’s how you fight loneliness

You laugh at every joke
Drag your blanket blindly
Fill your heart with smoke

And the first thing that you want
Will be the last thing you’ll ever need
That’s how you fight it

Just smile all the time
Just smile all the time
Just smile all the time
Just smile all the time

(Wilco)

Um comentário:

luna, a vagrant disse...

oh as máscaras que somos obrigados a vestir sob os rostos...não é isto cruel, não é isto tão...estranho, ter de vestir a máscara, ter de interpretar qualquer persona, exceto a sua, exceto o que se está realmente sentindo..? e como diria ts. elliot "in the room, women come and go, talking of michelangelo".
é..de fato parece as vezes que nem mesmo a eloquência parece eliminar a necessidade de máscaras...
manter-se fiel a si mesmo é tal sonho, tão dificil...
bem, desculpe-me pelo aparecimento sem convite..espero que não incomode um ou outro comentário eventualmente...acho interessante sua escrita por demais realista.
tenha boa sorte em seu caminho...